Os benefícios do grão de bico
90 PESSOAS CURTIRAM ESSA RECEITA

Você conhece os benefícios do grão de bico? Como é um alimento funcional, é ótimo aliado de uma dieta equilibrada!

Dá uma conferida nas excelente razões para incluir esse alimento em sua dieta:

> É rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Ou seja, nutricionalmente falando é um legume com nutrientes importantes.

> É rico em triptofano, que é importante para produção da serotonina que, por sua vez gera sensações de satisfação e bem-estar.

> O grão de bico, que não tem colesterol e conta com pouca gordura, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia, porque tem uma quantidade de amigo relevante.

> É ótimo para estimular o funcionamento regular do intestino por causa da celulose contida em sua casca.

> É rico em fibras solúveis, que contribuem para a eliminação de gorduras, colesterol e açúcares.

> Estudos apontam para a importância do grão de bico na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate à anemia. Também é fonte de minerais, cálcio, ferro, magnésio.

> Para quem adora cozinhar e inventar receitas novas, o grão de bico oferece algumas possibilidades culinárias incríveis! De sopa a saladas, ele vai bem no verão e no inverno!

Agora que você conhece os benefícios, anote aí duas receitas imperdíveis:

SOPA DE GRÃO DE BICO 

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite;
1 cebola ralada;
3 dentes de alho picados
2 tomates picados;
1 cenoura picada;
sal a gosto;
250 gramas de grão de bico MONTAN cozido
3 colheres de sopa de manjericão picado;
suco de 1 limão;
parmesão a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite num panela já quente e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Adicione os  tomate e cenoura picados. Tempere com sal a gosto, sem exagerar! Coloque então o grão de bico MONTAN cozido. Adicione água até cobrir e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos. Quando os legumes começarem a desmanchar, tire do fogo, espere amornar e bata no liquidificador. Volte para a panela e incremente os temperos: coloque manjericão, o suco de um limão e, se gostar, adicione salsa e cebolinha. Finalize com o parmesão e sirva quente.

 

SALADA DE GRÃO DE BICO
250 gramas de grão de bico MONTAN
1/4 xícara de azeite
1 cenoura ralada crua
2 batatas cortadas em cubos
2 colheres de sopa de salsinha picada
1/2 limão
2 colheres de sopa de mostarda
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque o grão de bico por duas horas de molho. Depois de escorrer, coloque na panela de pressão e jogue água até cobrir o grão de bico. Coloque um pouco de sal. Depois de começar a pressão, cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Certifique-se de que o grão está cozido e retire-os da panela, deixando nela a água do cozimento. Coloque os grãos em uma  tigela. Cozinha as batatas na água do grão de bico até ficar mole. Quando estiver pronta, misture com o grão-de-bico, a cenoura e a salsa. Misture o azeite, mostarda, a pimenta e o sal e por último o suco de limão. Misture até virar um molho, tempere e sirva na temperatura ambiente.

COMPARTILHE
COMENTÁRIOS
OUTRAS MATÉRIAS